sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

No começo de tudo!

Hoje estamos iniciando a nova seção do blog, Papo de Cinema, e eu serei o responsável por cometer essas postagens (isso é óbvio, mas não custa nada deixar claro). Primeiramente achei interessante que o tema fosse os primeiros filmes que me fizeram gostar de cinema.

Sendo assim selecionei estes três: Esqueceram de MimCurtindo a Vida Adoidado De Volta para o Futuro. São filmes muito marcantes que me trazem ótimas recordações, além de clássicos da Seção da Tarde.  Acredito que todos os leitores tenham assistido a eles, então não vou preocupar-me com spoilers.

Esqueceram de Mim é a realização do sonho de toda criança (onde eu me incluo), ser deixado em casa sozinho pra fazer tudo que quiser sem preocupações. Mexer nas coisas do seu irmão mais velho e do seu pai sem ter ninguém para lhe dedurar ou repreender, comer besteiras a qualquer hora, pedir pizza e espantar o entregador “debaixo de bala”, quem nunca pensou em algo assim. O filme me encanta pela sua simplicidade e mesmo assim conseguiu fazer um sucesso enorme, lançando para o estrelato Macaulay Culkin.


Qualquer pessoa que está no meio de uma aula chata, com professor idiota que poderia estar muito bem dando aula para uma planta, já pensou em sair daquele lugar correndo e aproveitar o dia sem preocupações como Ferris Bueller, personagem principal de Curtindo a Vida Adoidado. Filme que representa de maneira fidedigna aquele período da juventude que todo ser humano atravessa, na qual a escola com sua maneira tradicional de ensinar é a última coisa pelo qual a gente se interessa. Para que perder tempo apenas seguido regras, sem pensar, se podemos aproveitar um dia maravilhoso do lado de fora, como diz Ferris: “A vida se move depressa demais. Se você não pára e não olha ao redor dela de vez em quando, pode perdê-la de vista.”

Vale ressaltar que o roteirista dos dois filmes acima, John Hughes, também é responsável por outro clássico da década de 80, Clube dos Cinco, ou seja, John Hughes é o cara!!

Finalmente, falaremos (ops!! Eu falarei) sobre o primeiro filme da trilogia mais marcante daquela época, De Volta para o Futuro. Por que eu afirmo que esse filme é tão marcante? Simplesmente, por que eles conseguiram realizar o sonho de muitas pessoas, graças à magia do cinema, viajar no tempo. Quem nunca pensou em ver como será seu futuro, ou mesmo como era, realmente, a época em que seus pais viveram? Quando sua mãe diz pra você assim: Menino se comporte, na minha época eu era uma menina muito comportada. Você, cidadão, nunca pensou em voltar no tempo para conferir se isso era realmente verdade?

Robert Zemeckis junto com Bob Gale nos proporcionaram essa maravilhosa viajem, com contribuição de Steven Spilberg (sem comentários) na produção. Gerando assim personagens antológicos, na minha humilde opinião, como Marty Mcfly (Michael j. Fox) e o querido queridíssimo Doc. Brown (Chritopher Lloyd), esse último com sua frase inesquecível: “Great Scott!!”.

Tentei passar aqui minhas sensações ao assistir esses filmes, não tentei fazer uma análise técnica dos mesmos, os quais para mim são sensacionais, além de atemporais, qualquer um pode assistir em qualquer época que mesmo assim não tem como não se identificar com os personagens e as situações vivenciadas por eles.

Então é isso, vamos lá comentem, digam quais filmes fizeram vocês gostar de cinema ou mesmo filmes que lhe marcaram, tentarei responder os comentários sempre que possível, pois como o título da seção indica, isso é um Papo de Cinema.

0 comentários: