sexta-feira, 27 de março de 2009

Danny Boyle: O Retorno

Finalmente, depois de tanta espera, assisti o ganhador do Oscar desse ano, o tão elogiado “Quem quer ser um Milionário?”. Assim como prometido, passarei para vocês as minhas impressões do filme.


Para ser sincero, quando sentei em frente desse computador, não tinha a menor idéia do escrever sobre o filme, por ele ser surpreendentemente muito bom, até agora estou embasbacado com o que assisti. Com isso, resolvi começar descrevendo como me senti após sair da sala de projeção, assim dando minhas primeiras impressões do filme.


Sabem aqueles filmes que são tão bem conduzidos, que os personagens são cativantes e você quer muito saber o resultado das suas histórias e, ao final, parece que você passou 2 horas inteiras sem nem piscar? Foi assim que eu me senti quando começaram os créditos de “Quem quer ser um Milionário?”.


Danny Boyle finalmente teve seu trabalho reconhecido pelos membros da Academia, recebendo merecidamente o Oscar de melhor diretor. Depois do ótimo “Sunshine – Alerta Solar”, que infelizmente ficou meio esquecido pelo público, e de filmes incríveis como “Transpotting” e “Por uma Vida Menos Ordinária", o diretor acerta mais uma vez numa obra que pode ser definida como uma fábula moderna.


O filme conta a história de Jamal Malik (Dev Patel, na fase adulta do personagem), um jovem assistente de um call-center, que está prestes a ganhar a “bagatela” de 20 milhões de rúpias no programa que dá título ao filme (o programa tem uma versão nacional chamada Show do Milhão, é engraçado ver as musiquinhas do programa no filme). Mas Jamal é um garato que foi criado na favela e não teve instrução acadêmica, então como ele conseguiu acertar tantas perguntas? Essa é a grande questão do filme.


No início do filme, já vemos Jamal sendo torturado pelos policiais, querendo saber como ele trapaceou. Mas ao passar do tempo, conversando com o delegado, ele vai contando como sabia a respostas para as perguntas, tendo todas elas relacionadas com fatos da sua vida. Pode parecer “viagem”, mas o filme defende a idéia de destino.

Ele conta sua história sofrida marcada por perdas e desencontros, quase sempre acompanhado do irmão Salim (vivido em sua idade adulta por Madhur Mittal). Após um fato que marca a história do personagem, eles conhecem Latika (Freida Pinto interpreta ela quando adulta) que se torna a paixão de Jamal. Após ela se perder deles devido a varias sequências de fatos, começa a busca de Jamal por sua amada.

Desde o começo, simpatizamos com o personagem principal, que se torna cada vez mais real, a medida que ele conta sua história de vida, mostrada em flashbacks, que não cansam de maneira nenhuma, devido a ótima direção de Danny Boyle, que não deixa o ritmo do filme cair em momento algum.


A edição do filme é esplendida, alternando entre as memórias do personagem e as perguntas do programa. A fotografia do filme é lindíssima em vários, mesmo quando mostra as favelas indianas o trabalho impressiona devido à riqueza de cores e os ângulos filmados. Deixou muito filme brasileiro que mostra as favelas “no chinelo”. Além disso, a trilha sonora sutil acompanha todos os fatos, apenas complementando a obra sem incomodar e ser exaltada.

O filme prende muito nossa atenção, pois nós acreditamos que os diferentes atores que interpretam os personagens são as mesmas pessoas, isso devido ao ótimo elenco escolhido para filme, não apresenta nenhum nome conhecido, mas todos os personagens estão são muito bem compostos. Nós acreditamos na inocência de Jamal, na pureza da sua relação com Latika, na força de vontade de seu irmão que quer ter uma boa vida e na canastrice e arrogância do apresentador do programa (Anil Kapoor, num ótimo trabalho).

Tecnicamente impecável, “Quem quer ser um Milionário?” passa um mensagem positiva e agradável que a muito tempo não vejo no cinema. Apesar de ter gostado muito de O Curioso Caso de Benjamin Button, todos os Oscar ganhos pelo filme me pareceram justos. Ótimo e muito recomendado, não poderia dar outra nota sem ser 10.

0 comentários: